Prefeitura realiza entrega de EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual - para Funcionários

A Prefeitura Municipal de São João da Ponte através do Departamento de Obras e Serviços Urbanos e Departamento de Compras, promoveu na última sexta-feira (01/09), a entrega de vários Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os funcionários de diversos setores da administração, dentre eles: servidores responsáveis pela limpeza urbana, bombeiros hidráulicos, motoristas, servidores do Departamento de obras, eletricistas, mecânicos, borracheiros, lavadores, operadores de máquinas pesadas e motoristas do transporte escolar.

Estiveram presentes na citada entrega, o Prefeito Danilo Veloso; o Procurador do Município, Charles Jefferson Santos; Chefe de Gabinete, Fausto Ferreira; Chefe do Departamento de Compras, Milton Tardiê Nunes Ferreira; e a Chefe do Departamento de Obras e Serviços Urbanos, Fernanda Mendes Fagundes.

Na ocasião de entrega dos equipamentos fora explanado aos funcionários sobre a importância do uso adequado dos EPI’S, sendo os mesmos orientados sobre o uso e conservação. Foi também ressaltado o fato do uso dos equipamentos ser uma exigência legal, e mais ainda para segurança do trabalhador.

Segundo o Prefeito Danilo Veloso, “o uso dos EPI’s é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em caso de acidentes de trabalho. Com o uso dos equipamentos o funcionário não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida durante e depois da fase ativa de trabalho”, comenta o prefeito.

A entrega dos equipamentos de proteção é uma ação que valoriza os servidores e também promove a identificação dos funcionários municipais. A administração “Tempo de Reconstruir” busca cada vez mais o conforto e a satisfação de todos os servidores que compõem a atual gestão. Além da padronização dos trabalhadores, os novos equipamentos de proteção e segurança, trarão conforto aos funcionários.

Tome Nota

EPI significa Equipamento de Proteção Individual e é definido pela Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como sendo: “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”. Estes são responsáveis pela proteção e integridade do indivíduo com o intuito também de minimizar os riscos ambientais do ambiente de trabalho e promover a saúde, bem estar e evitar os acidentes e doenças ocupacionais.

Exemplos de EPI’s, são: Capacete; Óculos; Protetor facial; Protetor auricular; Respirador; Proteção do tronco; Luvas; Mangas; Calçados; Macacão; Cinturão, dentre outros. O Equipamento de Proteção Individual deve ser entregue para a cada servidor sem nenhum ônus, conforme sua atividade, em perfeitas condições de uso e principalmente com a Certificação de Aprovação (CA), que no Brasil é obrigatório em todos os EPI’s.

Gilmar Pereira – Jornalista e escritor