Secretaria de Assistência Social promove "Jantar Dançante" na Semana do Idoso

“Pois vêem-se chamas nos olhos dos moços, mas no olho do ancião vê-se a luz.” – Victor Hugo.

A Prefeitura Municipal de São João da Ponte através da Secretaria deAssistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS realizou, nesta quinta-feira (04/10), um "Jantar Dançante" para o Grupo da Melhor Idade no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estiveram presentes idosos que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento Vínculos - SCFV e convidados da “melhor idade”.

Dentre outras atividades, o jantar encerrou as comemorações da Semana do idoso, que teve início na segunda-feira (01/10). O belo encontro contou com música ao vivo, causos, teatro, atividades de interação, além do jantar. Foi ainda exibido vídeo, por meio de slide, contendo fotos dos eventos ocorridos ao longo dos anos, que contaram com a participação dos idosos.

Durante o evento, o Secretário interino de Assistência Social, Hudson Aparecido Almeida, em nome do Prefeito Danilo Veloso, fez a honras do evento e "destacou a importância do mesmo para os idosos e para Assistência Social. É muito importante esse momento, pois me sinto honrado em participar, pois ao vê-los faz-me recordar dos meus pais, que perdi tão precocemente. Este vínculo é muito importante e que outros eventos possam acontecer”, finalizou o Secretário emocionado.

O jantar dançante foi uma maneira de fortalecer os vínculos entre os idosos e proporcionar aos mesmos uma noite agradável de muita alegria. Segundo a Assistente Social, Vanusa Ruas, "o jantar superou as expectativas e trouxe muita luz ao Grupo da Felicidade. Todos merecem um momento dançante, os nossos idosos são alegres, espontâneos e um evento como este só vem somar as suas alegrias e valorizar cada um e suas experiências de vida”, diz Vanusa.

Participaram também do evento, a Coordenadora do CREAS – Centro deReferência Especializado da Assistência Social, Kárita Campos; as Assistentes Sociais Beatriz Cardoso,Rosane Marques Botelho e Anniele Cristine Rodrigues Dias; a Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Valquíria Gusmão; e o Gestor do Programa Bolsa Família, Geso Rodrigues Coelho.

Tome Nota

Atualmente, 50 idosos frequentam o Grupo da Felicidade, com encontros semanais no CRAS às terças-feiras, onde realizam diversas atividades como dinâmicas, passeios, palestras, oficinas de arte, jantar, entre outras atividades. O objetivo dos encontros é satisfazer as necessidades dos idosos nos aspectos físicos, artísticos, intelectuais e sociais, para obter o desenvolvimento das habilidades manuais, mentais, a sensibilidade e a sociabilidade. Os encontros são ministrados por assistentes sociais, orientador social e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.