Feira do Agricultor - Valorização do Pequeno Produtor

Em um momento em que todos buscam por uma vida saudável, a produção e comercialização de alimentos livres de agrotóxicos se torna uma excelente alternativa. Assim, a “Feira do Agricultor” vem oferecer à população de nosso município, produtos naturais e de qualidade.

Além de valorizar a agricultura familiar e o pequeno produtor, a “Feira do Agricultor” iniciada no último sábado (09/09), pela Administração “Tempo de Reconstruir”, tem como objetivo auxiliar o produtor rural na comercialização dos mais diversos produtos, valorizar a cultura regional e aquecer a economia local.

A Feira, que visa a expansão do agronegócio pontense, foi realizado pela Prefeitura municipal de São João da Ponte através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a EMATER, Conselhos SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e CODEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente).

A Feira trará inúmeros benefícios à população e acontecerá sempre aos sábados no estacionamento do Ginásio Poliesportivo “Fernandão” (Rua Francelino Queiroz) partir das 07:00 hrs. A abertura da Feira contou com a presença do Padre Henderson Pereira do Carmo, que deu a benção aos feirantes; do Prefeito Danilo Veloso; Vice-Prefeito, Márcio Antônio da Costa Campos; Secretário de Agricultura e Meio ambiente, Erivelto Cordeiro; Técnica da EMATER, Soraya Julie; e os Vereadores Dário Borges, Geraldo Filogônio e Adilson Souza.

Vale ressaltar que a ”Feira do Agricultor” beneficiará aos consumidores, que terão mais uma opção de compra, com produtos de qualidade e preços reduzidos, além de oferecer um novo mecanismo de comercialização e renda aos produtores rurais, que estão apostando neste novo Projeto da administração “Tempo de Reconstruir”.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Erivelto Cordeiro, “a Feira é uma maneira de movimentar a economia local e ajudar os pequenos produtores. Temos tudo que há de bom na nossa região e aqui todos podem comprar produtos de boa qualidade e sem agrotóxico”, comenta o secretário. Na oportunidade, ele informou aos feirantes que durante a X Vaquejada que se realizará nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro eles terão um espaço para comercializar seus produtos.

O evento contou com aproximadamente 30 tendas e barracas que ofereceram aos participantes diversos legumes, verduras, doces, aves, produtos artesanais, bebidas, temperos, vinagres, além de salgados, pastéis, caldo de cana e beiju. Todos os agricultores fizeram suas inscrições antes e foram instruídos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambientes quanto à exposição dos produtos ofertados na Feira.

“Estou maravilhada com tudo na Feira, pois aqui estamos ofertando o que produzimos nas nossas terras. Uma vez que estamos em crise, essa é uma oportunidade excelente de fazer um bom negócio. A feira é um incentivo a agricultura familiar e para que os outros produtores possam participar das próximas”, diz a feirante e Conselheira do CMDRS (Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável), Lili.

O objetivo principal da “Feira do Agricultor” é contribuir para que os produtores rurais comercializem de forma direta aos consumidores, melhorando a eficiência na distribuição dos alimentos a população pontense. Para o vice-prefeito, Márcio Antônio Costa Campos, “é louvável a realização da Feira e todos os feirantes estão de parabéns. Sou produtor rural e sei da importância deste momento, pois 70% dos produtores estão na zona rural. A Feira além de gerar emprego é uma forma de oferecer alimentos nobres e orgânicos, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos visitantes”, diz o Márcio Antônio. Ainda disse sobre a nova localização, que foi excelente escolha, pois permite melhor fruição de feirantes e visitantes.

“O município tem vocação para agropecuária, e de maneira alguma pode passar despercebida uma Feira deste porte. Diante de uma crise que vem assolando o país, acontece uma Feira linda”. Enfatiza a técnica da EMATER, Soraya Julie em seu discurso.

O prefeito, Danilo Veloso mostrou surpreso diante da realização da Feira, não imaginou a proporção que iria tomar o evento. “Eu só tenho agradecer a todos envolvidos num projeto tão bonito e produtivo. A Feira vem concretizar o sonho e o compromisso que havia feito na minha caminhada política e isso requer um reconhecimento especial e eu terei sempre”, diz o prefeito.

Durante a feira houve café e show ao vivo, o que deixou feirantes e visitantes mais animados.