Agência do INSS é Inaugurada em São João da Ponte

Agência do INSS é Inaugurada em São João da Ponte

Entregue pelo Presidente do INSS, Leonardo de Mello Gadelha, nova unidade em São João da Ponte atenderá população de diversos municípios vizinhos.

Depois de anos de espera, a população pontense participou nesta segunda-feira (25), da inauguração da agência do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS na cidade.

Durante a cerimônia de inauguração estiveram presentes diversas autoridades como o Presidente do INSS, Leonardo Gadelha; Superintendente regional do INSS-Sudeste II, Paulo Eduardo Cirino; Gerente Executivo do INSS em Montes Claros, Wilson Rocha da Silva; Gerente da agência da Previdência Social local, Luciana Severino Antunes Ferreira; o Prefeito, Danilo Wagner Veloso; Vice-prefeito, Márcio Antônio Campos; Presidente da Câmara Municipal Marizan Ferreira Silva; e Deputados federais Raquel Muniz e Ademir Camilo. Também estiveram presentes no evento, a Prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso; Diretor Norte da COPASA, Ricardo Campos; e os Presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Varzelândia, Donizete Gonçalves de Souza; de Ibiracatu, Maria Aparecida Teixeira dos Santos e de São João da Ponte, João Soares dos Reis.
 
O município de São João da Ponte e região passa a viver um novo tempo, a partir desta data, quando a Agência do Instituto Nacional do Seguro Social dá início ao atendimento na cidade. Uma conquista viabilizada pelo esforço conjunto dos Governos Federal e municipal, que uniram esforços para implantação de mais um serviço público na cidade. 

É válido ressaltar que a concretização desta obra só foi possível graças ao empenho do poder público municipal de São João da Ponte, que atuaram para realizar a doação do terreno.

Serão beneficiadas mais de 60 mil pessoas com o atendimento do INSS na agência local, que possibilitará maior eficácia dos serviços aos segurados. Agora, a população de toda região não mais precisará se deslocar para unidades do INSS em Brasília de Minas, Januária e Montes Claros.

Para a gerente local, Luciana Severino, "a inauguração deste prédio é a concretização do compromisso social firmado com a população pontense e toda região. A luta do povo trabalhador de São João da Ponte aumenta a nossa responsabilidade e o nosso desafio, que é prestar um serviço público de qualidade ao cidadão, por uma previdência solidária, universal e justa”, diz emocionada, Luciana.

A inauguração da Agência do INSS em São João da Ponte significa simplificar a vida do trabalhador. Os benefícios previdenciários e sociais garantem dignidade e a qualidade de vida dos cidadão e sobretudo, torna um espaço de geração de emprego e renda. 

Em seu discurso, o gerente executivo do INSS em Montes Claros, Wilson Rocha, parabenizou o prefeito Danilo Veloso pela sábia decisão e pela parceria durante todo o período de construção. “O prefeito e seus funcionários não mediram esforços para colaborar conosco, amenizando as dificuldades e se colocando a disposição para facilitar as nossas necessidades”, diz Wilson.

A nova Agência do INSS será responsável pelo pagamento mensal de quase 12 mil benefícios, o que resulta num aporte financeiro mensal de quase 11 milhões de reais. Esses recursos são importantes e ajudam a movimentar o comércio local. Outro benefício garantido a todos os segurados do INSS é a facilidade de acesso e a garantia de atendimento com presteza.

O prefeito, Danilo Veloso comemorou esta grande conquista, que estava sendo aguardada há anos pela população pontense e cidades circunvizinhas. Agradeceu a oportunidade de ter a graça de celebrar a inauguração da Agência do INSS em São João da Ponte. “É tempo de reconstruir um novo caminho em nossa cidade, tempo de oferecer a população saúde de qualidade, melhores estradas, salários em dias aos funcionários e dentre outras coisas que também são importantes. Sinto-me honrado em entregar a população mais esta realização que é tão necessária para o desenvolvimento do nosso município”, frisou o Prefeito. Aproveitando o ensejo, o prefeito registrou que na próxima semana será comemorado o dia do Idoso, data que faz referência a aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003 e nada mais justo que presentear a todos com a inauguração da Agência do INSS. 

Outro assunto pertinente dito no seu discurso foi a contratação do médico perito, pois em conversa com o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, foi autorizado a contratação do mesmo, e a cada 15 dias, estará na Agência do INSS fazendo atendimento.
 
Moradores comemoraram a chegada da Agência da Previdência Social à região. Sebastião Pereira, de 67 anos, trabalhador rural, disse que antes precisava viajar por horas para buscar os serviços da Previdência Social. “Agora vou resolver meus problemas por aqui mesmo. Vou economizar tempo, dinheiro e a vida”, declarou o segurado, esboçando um sorriso de alívio.

Gadelha destacou a importância da obra em São João da Ponte e do desafio do INSS em prestar um serviço humanizado, sensível e serena ao povo pontense. “De maneira muito sucinta, eu digo que há rememoremos este 25 de setembro da graça de 2017, aqui há uma conformação de esforços políticos para a cidade avançar, sem que nós façamos distinção política partidária, pois aqui estão homens públicos que apostam no futuro desta cidade e da região. O INSS é o grande ombro amigo do cidadão brasileiro, nós nos sentimos felizes de poder de alguma forma contribuir para que não haja o desgastamento do tecido social e para que as riquezas do país sejam bem distribuídas e não tenham dúvida, que com a chegada do INSS em São João da Ponte as riquezas da região serão bem distribuídas”. O presidente termina sua fala dizendo que cada um tem uma história que requer um final feliz, o filho desta terra, merece o mesmo tratamento que muitos recebem.

Tome Nota

Pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135, o INSS proporciona mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento com dia e hora marcada. A nova sede está situada na Avenida Simão Campos, centro da cidade.

Gilmar Pereira
Jornalista e escritor