Administração "Tempo de Reconstruir" realiza capacitação para Professores da rede municipal de ensino em São João da Ponte

Administração "Tempo de Reconstruir" realiza capacitação para Professores da rede municipal de ensino em São João da Ponte

A Prefeitura Municipal de São João da Ponte realizou nos dias 15, 16 e 17 de Fevereiro na Escola Estadual Coronel Simão Campos, através da Secretaria de Educação, capacitação para todos os professores da rede municipal de ensino. 

A capacitação foi ministrada pela FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas. 
As oficinas foram realizadas em parceria com a UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros.

Durante os três dias professores, diretores, coordenadores e supervisores foram capacitados objetivando desenvolver um olhar com mais sensibilidade e profissionalismo nestes profissionais. 

A capacitação realizada trouxe uma perspectiva de planejamento e inovação para área da educação, além de redimensionar o planejamento para 2018, uma vez que os documentos de parametrização foram modificados. 

A Coordenadora Pedagógica, Maria da Glória Gusmão Santos avaliou os trabalhos desenvolvidos no ano de 2017, e apontou que "a equipe pedagógica da SME realizou avaliação diagnóstica em todas as escolas da rede municipal, o que possibilitou uma análise comparativa com os dados apontados pelas avaliações externas – SIMAVE, Prova Brasil. 

Diante dos resultados a equipe montou este projeto de capacitação para supervisores e professores da Educação Infantil ao 9º ano, visando contribuir na prática pedagógica, para assegurar ao aluno o direito a uma educação de qualidade”, comenta a Coordenadora.
André Lima, Secretário de Educação, falou da capacitação para rede de ensino.

“Sabemos da importância que é estarmos sempre nos capacitando e procurando entender mais e saber mais sobre a nossa prática. O objetivo da capacitação é renovar, na verdade reciclar todas as nossas práticas de conhecimento para que possamos melhor oferecer a educação para o aluno”, diz o secretário.  O resultado dos trabalhos desenvolvidos foi satisfatório, e a manifestação dos professores foi uníssona em aprovar a capacitação. 

A educação só pode tornar uma ferramenta de transformação quando os próprios profissionais acreditam nesta transformação. 
A administração “Tempo de Reconstruir” acredita que é possível oferecer uma educação de qualidade aos alunos e proporcionar condições favoráveis de trabalho aos profissionais, pois só a educação é capaz de mudar a realidade do nosso município. 

Segundo o Prefeito, Danilo Veloso, "Vamos sempre ter um olhar diferenciado para educação, analisar os pontos positivos e negativos. Esse ano vamos buscar superar as dificuldades observadas no último ano.

Exemplo disso é a implantação das nucleações, que estão trazendo um entendimento diferente às pessoas. 
Neste momento de crise, devemos olhar para uma melhor qualidade de ensino para alunos, levando os mesmos para escolas com estrutura física de melhor qualidade e com corpo docente qualificado. 

Solicito ainda, a colaboração de todos os profissionais para esclarecer ás comunidades e aos pais de alunos sobre a necessidade das nucleações no município, que possibilitarão um aumento na qualidade do ensino, como exemplo temos a redução significativa das turmas multiseriadas", asseverou o Prefeito.
Vale ressaltar que a capacitação realizada terá continuidade no segundo semestre de 2018, com os mesmos profissionais da FADENOR e UNIMONTES.

Gilmar Pereira 
Jornalista e escritor