Ação Global

Ação Global

Aconteceu nesta quarta-feira, (16) na Praça Olímpio Campos a Ação Global realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o CRAS, CREAS e a Pastoral Familiar.
A parceria com a Pastoral Familiar na realização da Ação Global só veio somar com os trabalhos que a Igreja Católica vem desenvolvendo ao longo da Semana da Família - 13 a 20 e vem reforçar o tema da Conferência Municipal da Assistência Social que teve como tema neste ano de 2017, “O Fortalecimento dos Direitos o SUAS.”
Na oportunidade, a Secretaria pode levar a sociedade  em geral  todos os  equipamentos  que compõe a rede de proteção  integral existente  no município de São João da Ponte – CREAS, CRAS, PETI, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Casa de Acolhimento, Conselho Tutelar. O objetivo foi de amparar as famílias e indivíduos e os encaminhado a ter um atendimento aos serviços que lhe for necessário na ocasião. 

Durante o evento a Secretaria Municipal de Saúde contribuiu na realização de testes de glicemia e aferição de pressão. Para o secretário de saúde, Marcos Paulo Costa, ações como essa busca  levar conforto, saúde e direito aos  cidadãos, concretizando assim as políticas públicas além  dos departamentos.
Aconteceram blitz e palestras na Praça ministradas por psicólogos, advogados, assistentes sociais e professores. Além desses trabalhos, foram confeccionado Carteira do idoso e Carteira de Trabalho e Previdência Social, cadastramento  do Bolsa Família.

Segundo o  secretário interino da assistência social, Hudson Almeida Ferreira, o evento foi um sucesso e atendeu a população de forma satisfatória. “Fomos surpreendidos com o número de encaminhamentos  para o recadastramento  no cadunico ( cadastro único) , tendo em vista  que ainda é expressivo o número de pessoas que precisam das informações que hoje estão sendo levadas a população sobre os serviços públicos.”  O secretário falou da importância e da gratidão em fazer parceria com a Pastoral Familiar  e colocou a secretaria de assistência social a disposição para qualquer evento futuro.

Tome Nota 
A Paróquia Santo Antônio da Boa Vista realiza  de 13 a 20 de agosto a Semana da Família - Tempo Forte de Evangelização  e Formação, como tema “Das Periferias  Existentes a Luz do Amor na Família.” Durante a Semana da Família acontecerá a reza do terço, palestras, momento na rádio e Santa Missa. 
A Semana Nacional da família é um tempo forte de evangelização que acontece a cada ano, no mês de agosto, mês dedicado às vocações. E a vocação familiar é preciosa não só para a Igreja, que é uma "família de famílias", mas é valiosa também para toda a humanidade. Nesta semana todos os membros da Pastoral Familiar, os movimentos ligados à família, os jovens, os idosos, toda a Igreja deve se mobilizar. 
A Semana Nacional da família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, são agredidos na  sociedade.
 A Semana Nacional realiza-se sempre a partir do segundo domingo de agosto, em sintonia com o Dia dos Pais. Trata-se de um momento forte no qual a Pastoral Familiar se articula com as demais pastorais da Igreja para evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.

Gilmar Pereira 
Jornalista e escritor